Convivemos com ... "pequenos humanos, luzes da esperança. Semente de criação e faróis de futuro"..., são anjos são as crianças! Este espaço foi criado como uma oportunidade de trocas Seguem algumas sugestões que poderão auxiliar as professoras no cotidiano da sala de aula, bem como fora dela. Espero que possamos trocar muitas idéias o gostem deste nosso espaço!! Beijos, Marcia Simões
quinta-feira, 7 de junho de 2012
TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITIVO
SABENDO UM POUCO MAIS SOBRE TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITIVO
Percebemos algumas características em determinadas crianças como: irritam-se com facilidade, agem com agressividade, desafiam ordens, perdem a paciência com rapidez, não aceitam críticas, fazem coisas para irritar os outros,mostram-se debochadas e implicantes, discutem com adultos, responsabilizando sempre os outros por seus erros, se aborrecendo facilmente com os outros, ficando enraivecido e ressentido, é rancoroso e vingativo. Alguns de vocês deve ter identificado no seu filho ou em uma criança próxima algumas delas! Então, preste atenção, pois dependendo do grau e persistência de ocorrência dessas características, este tipo de conduta, que a gente pode achar normal na idade, tem nome: Transtorno Desafiador Opositivo – TDO.
A. CARACTERISTICAS:
• Um padrão recorrente de comportamento negativista, desafiador, desobediente e hostil para com figuras de autoridade, que persiste por pelo menos 6 meses e se caracteriza pela ocorrência freqüente de pelo menos quatro dos seguintes comportamentos:
1) Perder a paciência,
2) Discutir com adultos,
3) Desafiar ativamente ou recusar-se a obedecer a solicitações ou regras dos adultos ,
4) Fazer coisas que aborrecem outras pessoas,
5) Responsabilizar outras pessoas por seus próprios erros ou mau comportamento,
6) Ser suscetível ou facilmente aborrecido pelos outros,
7) Mostrar-se enraivecido e ressentido,
8) Ser rancoroso ou vingativo.
• Comportamentos negativistas ou desafiadores: são expressados por teimosia persistente, resistência a ordens e relutância em comprometer-se, ceder ou negociar com adultos ou seus pares. O desafio também pode incluir testagem persistente dos limites, ignorando ordens, discutindo e deixando de aceitar a responsabilidade pelas ações.
• Hostilidade: pode ser dirigida a adultos ou a seus pares, sendo demonstrada ao incomodar deliberadamente ou agredir verbalmente outras pessoas. • Os sintomas do transtorno tipicamente evidenciam-se mais nas interações com adultos ou companheiros a quem o indivíduo conhece bem, podendo assim não serem perceptíveis durante o exame clínico. • Existe nestas crianças ou adolescentes um prejuízo significativo no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional. Envolvem-se constantemente em discussões e são comummente rejeitados pelos colegas do grupo escolar. Consequentemente há um comprometimento da auto-estima.
B. CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS À IDADE E AO GÉNERO
Este é um comportamento oposicional temporário, muito comum em crianças pré-escolares e adolescentes, sendo que, o número de sintomas de oposição tende a aumentar com a idade. O transtorno é mais prevalente em meninos do que em meninas antes da puberdade, mas as taxas são provavelmente iguais após a puberdade. Os sintomas em geral são similares em ambos os gêneros, à exceção do fato de que os meninos podem apresentar mais comportamentos de confronto e sintomas mais persistentes.
Normalmente os sintomas opositivos emergem no contexto doméstico, mas com o tempo podem aparecer também em outras situações. O início é tipicamente gradual, em geral se estendendo por meses ou anos. Em uma proporção significativa dos casos, o Transtorno Desafiador Opositivo é um antecedente evolutivo do Transtorno da Conduta.
C. COMO TRATAR? O tratamento preconizado para crianças e adolescentes com esse diagnóstico passa pela utilização de técnicas de intervenção psicológica com a criança, associadas a uma orientação a pais e professores. O Dr. Gustavo Teixeira, autor do livro Transtornos Comportamentais na Infância e Adolescência, nos dá algumas dicas de como os pais podem lidar com os filhos que apresentam TODO:
× Realização de esportes coletivos, para auxiliar na socialização e na formação de conceitos como disciplina e respeito;
× Explicar claramente regras e instruções;
× Proponha acordos de forma assertiva;
× Elogie atitudes positivas;
× Evite punições físicas;
× Retire privilégios em casos de agressividade;
× Realize momentos com toda a família, pois a integração familiar é essencial para o manejo do transtorno.
Obs.: A Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, tem um departamento de neuropsiquiatria infanto-juvenil que oferece tratamento gratuito.
Retirado de: http://www.crechebambalalao.com.br/?secao=34134&id_noticia=207729&categoria=34212
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Ola Marcia. Meu filho é TDAH, faz tratamento com psiquiatra e foi diagnosticado com Transtorno Desafiador Opositor. Esta sendo medicado com Risperidona 1mg. Meio comprimido por dia, percebi uma mudança de 70% melhor no meu relaciomento com ele, graças a Deus. Tenho me orientado atraves de livros e blogs, pq o tratamento tem que ser um conjunto de pessoas ligadas, familia, amigos, escola. Todos de maos dadas. Pq ja estive a beira da loucura, e da depressao, nao adoeci pq encontrei força em Deus, e uma sogra maravilhosa que me ajuda no tratamento dele que é mto caro, os remedios para Deficit de atencao, mais a ripseridona e o psiquiatra que é especializado em Transtornos em crianças e adolescentes. Mesmo com tanta melhora eu te digo que nao é facil, e ainda por cima mto preocupante, tenho medo dos efeitos colaterais a longo prazo. So Deus por nos mesmo, e com amor pra superar essa nossa luta.
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