Convivemos com ... "pequenos humanos, luzes da esperança. Semente de criação e faróis de futuro"..., são anjos são as crianças! Este espaço foi criado como uma oportunidade de trocas Seguem algumas sugestões que poderão auxiliar as professoras no cotidiano da sala de aula, bem como fora dela. Espero que possamos trocar muitas idéias o gostem deste nosso espaço!! Beijos, Marcia Simões
terça-feira, 12 de outubro de 2010
A criança do Maternal
Aos 2 anos
Aos dois anos, a criança demontra certa independência, é capaz de realizar atividades mais complexas e relaciona-se mais facilmente com adultos e com outras crianças.
a) Desenvolvimento físico e motor:
.abre e fecha portas (com o trinco somente);
.sobe e desce da cama sozinha;
.sobe escadas colocando os pés em cada degrau;
.corre relativamente bem;
.participa do ato de despir-se e descalçar-se;
.rabisca numa folha grande de papel;
.encaixar cubos de diferentes dimensões.
b) Desenvolvimento mental:
.identifica algumas cores, embora não cite ainda seus nomes;
.conhece seu próprio nome;
.repete palavras, com alguma correção;
.conta até 3 (por imitação e memorização, sem que isso signifique que compreenda);
.reconhece objetos ou pessoas vistas cerca de dois meses antes;
.forma frases com duas ou três palavras, apresentando aumento de vocabulário;
.começa a formar frases negativas e interrogativas;
.inicia o emprego do “quem”.
c) Desenvolvimento socioemocional:
.reconhece expressões fisionômicas;
.reconhece a mãe em fotografias;
.compreende ordens negativas e proibições;
.necessita estar sempre ocupada;
.necessita muito da assistencia da mãe ou substituita;
.é negativista (gosta de ser do contra, ou recusar, protestar);
.começa a procurar um companheiro para brincar (a convivência com estranhos é útil par o seu desenvolvimento socioemocional).
A criança aos 3 anos:
a) Desenvolvimento físico e motor:
.continua aprendendo a coordenar os músculos maiores, por meio de atividades repetidas;
.sente prazer em correr e pular;
.no desenho, encontra-se na fase de rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida);
.geralmente tem controle esfincteriano;
.pode agarrar bolas grandes com as duas mãos;
.pode construir uma torre de nove ou dez blocos;
.pode abotoar, mas não desabotoar.
b) Desenvolvimento cognitivo:
.começa a formar sentenças mais longas, com três ou quatro palavras;
.gosta de perguntar e repete constantemente as mesmas perguntas não só para confirmar as informações recebidas, como pelo prazer do diálogo;
.só ouve e compreende de fato o que lhe é dito diretamente;
.gosta de inventar nomes para pessoas e objetos;
.gosta de inventar histórias, que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir;
.pode comparar tamanhos;
.começa a usar números com significado;
.começa a aprender cores e figuras;
.a duração da atenção depende do interesse na atividade;
.pode aprender semelhanças e diferenças;
.pode aprender a seguir ordens de dois passos (duas etapas);
.começa a entender direções (embaixo, em cima);
.interessa-se pelo funcionamento das coisas e como elas são usadas;
.começa a interessar-se por usar palavras que definem tempo (merenda, recreio, parquinho);
.pode falar até 10, embora só possa contar dois objetos;
.começa a entender o significado de “mais”.
c) Desenvolvimento da linguagem oral:
.gosta de falar, usar palavras corretamente e relaciona palavras com ações;
.o vocabulário é geralmente de 750 palavras;
.entende e usa palavras abstratas, como em cima, embaixo, agora, depois;
.expressão comum: “Eu não sei”.
.ri muito;
.gosta de cantar;
.conversa com adultos, mas nem sempre está interessada em suas respostas;
.responde corretamente quando lhe perguntam sobre o que faz uma criança com fome, frio ou cansada.
.está mais aberta a falar palavras;
.gosta de elogios e aprovação;
.busca mais amizades com adultos e crianças, mas ainda gosta de brincar sozinha;
.torna-se perceptiva e reage a expressões de outros;
.começa a entender o significado de certo e errado;
.gosta de agir e fazer atividades de adultos (jogos dramáticos);
.mostra confiança e amor com palavras e ações;
.pode ter um companheiro de brincadeira imaginário – coisas imaginárias parecem ser bem reais;
.aparecem sentimentos de medo: cachorro, escuro, etc.
.não aceita alterações em suas rotinas, o que ocasiona conflito com outras crianças ou adultos;
.fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma à imaginação;
.aparecem as dificuldades para a alimentação e o sono.
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